CASTELOS EM FESTA 2011

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NAS ACTIVIDADES

CASTELOS EM FESTA 2011

A 1ª edição do Castelos em Festa realiza-se de 20 a 22 de Junho de 2011.

Não pretendendo ser um festival ou uma mostra, “Castelos em Festa” tenta englobar actividades para todas as idades, para todas as famílias e para a família toda. São eventos que decorrem em vários espaços da Eb1 JI dos Castelos e que pretendem transformar a escola em ponto de passagem obrigatório para toda a Comunidade Educativa.

Com actividades pensadas para todas as idades pretende-se apresentar temas e áreas de conhecimento que permitam dar a conhecer novas formas de olhar para nós e para os outros ao mesmo tempo que se criam laços entre educadores, educandos, docentes, discentes, comunidade envolvente e comunidade em geral.

Todas as actividades são gratuitas e de acesso livre mas sujeitas a inscrição prévia.

Para os concertos será possibilitada uma bilheteira para registo e levantamento do bilhete oferecido pela APEEC.

Esperamos com este evento gerar riqueza de conhecimento e cimentar o trabalho de um ano lectivo que este ano foi dedicado ao tema “NÓS E OS OUTROS”.

Conheça a programação do “Castelos em Festa” e compareça com o seu educando e os seus amigos.

YOGA KIDS

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Pelo Yantra Centro Holístico, Manuel Cardoso.

As aulas de “Yoga Kids” existem para que desfrutemos de momentos preciosos do crescimento das crianças e suas famílias, em comunhão com uma pratica tão enriquecedora como é o Yoga. Durante uma hora, Manuel Cardoso irá promover um momento de descoberta do corpo e dos imensos recursos físicos que as crianças possuem, de uma forma extremamente benéfica e aliciante para os pequenos possíveis futuros Yoguis .

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Pelo SpasoZen, Sónia Gomes

Para que é que uma criança medita?
Porque, como os adultos, elas também sofrem com o stress diário, mesmo que não pratiquem ginástica, natação e outras 20 actividades semanais. Elas precisam de escapar das preocupações e podem aprender a conectarem-se consigo mesmas. A prática ajuda a torna-las mais concentradas e relaxadas e quem convive com os pimpolhos sabe o quanto isso pode ser benéfico. Quando aplicada correctamente, a meditação ensina a criança a ter auto controle, a ter calma, auto confiança e paz interior. Ensinar a criança a meditar significa basicamente ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação e a verdadeira essência do seu ser.

TRAN SU VO VIET – Viet Vo Dao

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Mestre Fernando Gonçalves

O valor de uma arte marcial reside na sua filosofia. O Viet Vo Dao apresenta todo um sistema filosófico rico e estruturado. No caminho da procura da via, cada praticante descobrirá gradualmente, paralelamente à sua evolução técnica, a profundidade da filosofia do Viet Vo Dao.

A filosofia do Viet Vo Dao é a alma da filosofia milenar do Vietname. Durante a prática cada gota de suor tem de ter sentido, tanto de um ponto de vista físico como de um ponto de vista mental.

O Viet Vo Dao não é somente uma arte de combate é acima de tudo uma Arte de Vida. Praticar Viet Vo Dao é aprender a cultivar o corpo e fazer evoluir a mente.

NOVAS ALTERNATIVAS ALIMENTARES

Pais e Encarregados de Educação. Crianças podem assistir Concerto Pedagógico enquanto decorre sessão de informação.

Pela Vitasana, Ângela Costa

É possível  cozinhar, sem usar carne, ou peixe. Tirando partido dos diferentes ensinamentos das cozinhas: Mediterrânica, Vegetariana e Macrobiótica, podemos elaborar deliciosas e rápidas receitas, de forma a tornarem o seu corpo mais saudável. Esta é uma boa forma, de tornar as nossas refeições: mais saudáveis, rápidas de confeccionar e mais baratas.

CONCERTO PEDAGÓGICO

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Pelo IMCLP – Instituto de Música do Clube Literário do Porto

Um concerto pedagógico é pensado para proporcionar um conjunto de experiências que despertem na criança a curiosidade e o desejo de aprender, procurando simultaneamente oferecer instrumentos para que o processo de aprendizagem continue na sala de aula através dos professores ali presentes. O nome dos instrumentos, a orgânica de uma orquestra ou de um agrupamento, o papel do maestro e de cada músico, os compositores, o ritmo e a musicalidade são noções transmitidas em cada sessão.

Durante os Concertos Pedagógicos é estimulada a interacção entre os músicos, as crianças e os repertórios que são adaptados ao público, numa tentativa de desmistificar a ideia de que a música clássica é algo hermético, pouco atractiva e inacessível.

Neste contexto, noções como ritmo e musicalidade são comunicadas de forma interactiva com o intuito de incentivar o desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade e do sentido estético.

“Ensemble Carl Orff”

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Agrupamento de Música Antiga do Carl Orff Projecto – educação musical, Matosinhos.

“Ensemble Carl Orff” apresenta “UM AMOR PURO”: Música de Marin Marais (1656-1728) com interlúdios de leitura de “Um amor puro”, de Agustina Izquierdo.

O Ensemble Carl Orff é a Orquestra de Câmara do Carl Orff Projecto – Educação Musical que se dedica ao estudo e à interpretação de música do período histórico musical compreendido entre a época medieval e a barroca. É constituído por alunos das classes de flauta (bisel ), oboé, clarinete, guitarra clássica e percussão. Dos diversos concertos que tem realizado merecem referência maior as produções  “Danças Sociais Antigas e Renascentistas” (2007), “Todas as Manhãs do Mundo – em torno de Bach e Vermeer” (2008), “Cantigas de Amigo e Cantigas de Amor – Música Antiga Portuguesa” (2009) e “Que Vozes Estas que me Cantam na Cabeça?” música de J. S. Bach com leituras de Padre António Vieira (espectáculo estreado ano passado na Igreja dos Clérigos, no Porto, no âmbito da Festa na Baixa de 2010). O presente concerto teve estreia no passado dia 27 de Maio na Antiqualha, Porto

Duração: 1h00

“TOOBLUZZZ”

Pais e Filhos, crianças entre os 6 e os 13 anos de Idade.

Agrupamento do Carl Orff Projecto – educação musical, Matosinhos

Os ToooBluzzz são Márcia Marrão (voz), João Reis e André Piano (saxofones), Hugo Ribeiro (guitarra eléctrica) Gabriel Costa (Baixo Eléctrico e Guitarra Eléctrica) e Luís Ribeiro (Bateria). A Direcção Musical é de Paulo Alexandre Jorge. O repertório que este ano apresentam em concerto assenta na grande escola dos Standards norte-americanos.

APOIOS:

Carl Orff Projecto – Educação Musical

IMCLP – Instituto de Música do Clube Literário do Porto

Mestre Fernando Gonçalves

SpasoZen

Vitasana

Yantra Centro Holístico

APOIOS INSTITUCIONAIS:

Direcção Agrupamento Vertical Maria Lamas

Junta de Freguesia de Ramalde

CMP – DMEJ

Anúncios